Biografia


Roberto Costa é filho de Roberto Oliveira (ex- atleta e atualmente técnico de futebol no Estado da Paraíba) e de Elza Maria (procuradora do IBAMA). Irmão de Roberto Carlos e Elizabeth.

Cresceu no bairro do Codozinho , e estudou o seu ensino fundamental na Escola Sousândrande. Nos bairros vizinhos: Madre Deus, Lira, Belira e Goiabal, construiu amizades que carrega até hoje.

No Liceu Maranhense, Roberto Costa, conheceu o primeiro processo democrático. O Grêmio Estudantil.

Iniciando dessa forma, sua trajetória política. Chegou a ser diretor da União Municipal de Estudantes.

Observado sempre de perto por um dos maiores políticos do Maranhão, o vice-governador e candidato a Senador, João Alberto de Sousa.

Roberto Costa se espelhou em João Alberto e o considerá um grande político, professor e amigo.

Com os ensinamentos que obteve de João Alberto. Roberto Costa chegou a ser presidente do diretório Municipal do PMDB e Assessor do Senado Federal.

Passou pela extinta Gerência Metropolitana, onde ocupou o cargo de Supervisor de estruturas Físicas Educacionais.

Concorreu duas eleições para Deputado Estadual, no ano de 2006 ficou na suplência e assumiu o cargo de Deputado, após a volta da Governadora Roseana.

Formado em Administração. E com um histórico de luta em prol da Juventude. Roberto Costa, foi convidado pela governadora Roseana Sarney, a se licenciar da Assembleia Legislativa , para ser o Secretário de Esporte e Juventude do Estado do Maranhão.

Durante sua gestão a frente da Sespjuv, Roberto Costa, desempenhou um excelente trabalho. Inovou no 37º Jogos Escolares Maranhense – Jems. Regionalizando as etapas e batendo o recorde de participação de atletas e de municípios.

Na pasta da Juventude, Roberto Costa, promoveu resultados de densos trabalhos na implatação do Projovem Urabano e Trabalhador, com a inclusão de mais de 20 mil jovens com a qualificação profissional e social.

Reativou a Formação de Grêmios Estudantis, além de realizar Congressos, Seminários e Encontros para o fortalecimento da juventude.

Tornando-se o Secretário de Esporte e Juventude com maior destaque no Estado do Maranhão.